Em agosto de 2017, repete-se o Circuito Vale Europeu, que compreende os municípios de Indaial (início), Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros, Alto Benedito, Doutor Pedrinho, Rodeio e Indaial (final). Esse trajeto de rara beleza, com aproximadamente 200 km, resume uma parte significativa da colonização italiana e alemã de Santa Catarina. Durante o caminho a história, a geografia, a etnografia, a gastronomia, a arquitetura desses núcleos étnicos pode ser visualizada, sentida e vivida numa troca singular, gentilmente dispostas através dos saberes e fazeres resultado da sua identidade cultural, preservada que compõe o todo catarinense.
O Circuito proporciona ao caminhante natureza, paisagens, museus e cenários de um cotidiano que lembra cidades da Europa. São muitas as paisagens bucólicas de um mundo rural único que no seu contexto apresenta as casas enxaimel com varandas, jardins, hortas, ranchos, paióis, instrumentos agrícolas que narram a vivência cotidiana desses grupos sociais que contribuem para o desenvolvimento turístico cultural da região.
A riqueza da paisagem cultural é reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural – IPHAN e se transforma após 30 anos de pesquisa e estudo na região como “Roteiro de Imigração Alemã” no Brasil, sendo o Circuito Vale Europeu parte desse contexto.
Comentários