top of page
Buscar

CAMINHO SOLDADO SEBOLD

Essa aventura se iniciou às 13:00 horas. Caminhantes eufóricos e pontuais para mais uma programação promovida pela ACACSC.

Alfredo Wagner, é uma cidade encravada em um vale rodeado por montanhas.

A distância de Florianópolis a Alfredo Wagner são de 113,3 km pela BR 282. O tempo previsto de percurso de 2:30.

Situada no início da Serra Geral de Santa Catarina, é um município que possui lugares magníficos, esculpidos pela natureza, além de um rico manancial de rios e cachoeiras, como poucas regiões do estado possuem.

Em visita a cidade para reconhecimento e seleção das melhores opções turísticas a serem percorridas, foram escolhidas as trilhas Soldados Selbod, trilhas da Cachoeira Andorinhas e Canyon do Lageado para um dia “full time”.

Segundo dia a caminhada foi até a Pedra Branca desfrutar dos banhos de cachoeira do local.

A chegada a Alfredo Wagner foi tranquila, hospedagem e alojamento dos caminhantes idem.

À noite um excelente jantar foi oferecido pelo restaurante do Anjinho, que com muita alegria e simpatia proporcionou o momento de integração e muita alegria entre os participantes.

O primeiro dia de trilha, acordamos bem cedo para tomar o café da manhã antes da saída, que ocorreu às 7:30. Nossa guia Cintia fez um breve descritivo do percurso a ser percorrido.

De ônibus percorremos 21km até a entrada da trilha. Após nosso ritual de gratidão e pedidos de proteção a Santiago, fizemos de mão dadas nossas orações já na entrada da trilha.

O ônibus ficou no estacionamento onde nos aguardaria no final da tarde.

A trilha até a entrada da reserva, 6 Km, é bem típica de Serra. Foram duas travessias de Rio, tivemos que tirar as botas e em seguida percorremos uma trilha com muitas pedras, aclives e declives, um pouco de água e lama que foram superadas tranquilamente.

Ao chegar na entrada da reserva encontramos uma propriedade particular e fomos muito bem atendidos.

Novamente nossa guia especificou com mais detalhes nossas opções de lazer para o dia.

Tendo ao fundo a belíssima torre dos Soldados Selbod, que oferecia a quem tivesse disposto a percorrer a trilha até a topo da pirâmide. 13 caminhantes fizeram esta opção. Os demais preferiram as trilhas da cachoeira das andorinhas e o Canyon do Lageado que são lindos e fáceis.

Optei em fazer a trilha que nos levaria a base das Torres, bem mais difícil, mais desafiadora e com certeza a que trouxe momentos de grande superação.

Subida e descida prevista para 2 horas de duração. Foi difícil? Foi. porém nos ofereceu uma vista panorâmica linda de todo o vale. Na subida os maiores obstáculos estavam providos de cordas, dando um suporte muito bom. A mão amiga e solidária também esteve presente em nossa caminhada.

Chegar no topo, foi emocionante. Pudemos ver o que poucos veem. Tivemos um tempo para registros, contemplação e reflexão sobre as riquezas e belezas da região. A descida foi tranquila, apesar das dificuldades. Valeu muito essa conquista.

O segundo grupo teve a oportunidade de desfrutar banhos de cachoeiras e conhecer o belíssimo Canyon do Lageado. O local conta com banheiros e também um pequeno quiosque, onde servem lanches e bebidas.

O grupo que subiu ao topo, ao chegar na guarida já encontrou o outro grupo de partida. Alguns optaram em voltar pela estrada, mais longa porém mais fácil do que a trilha e outros de carro.

Nosso grupo em sua maioria, voltou pela mesma trilha de 6 Km, mais difícil e mais emocionante.

Enfim chegamos no estacionamento praticamente juntos para voltarmos ao hotel.

Uma sensação maravilhosa de mais uma conquista, tivemos muito a celebrar.

E por falar em celebrar Maria Nilza, nossa aniversariante foi muito celebrada, a ela desejamos dezenas de parabéns cantados e ela não escondeu o seu contentamento. Parabéns Maria Nilza!

À noite foi hora de comemorar, no mesmo restaurante Anjinho, com aquele churrasco muitas cervejas, vinhos, espumante e tragos, mas é claro que não poderia faltar uma torta maravilhosa para terminar esse dia comemorativo com chave de ouro!

No segundo dia rumo a pedra Branca uma caminhada de 11 Km guiados pelos guias Augusto e Guilherme. A estrada possibilitou conhecermos um pouco da zona rural. O município é o segundo maior produtor de cebolas do Estado.

O calor nos castigou um pouco, porém não tem tempo ruim para nossos bravos caminhantes. O bom humor também foi constante a todo o tempo.

As frias águas das cachoeiras nos aguardava para banhos e momentos de relaxamento.

Ao meio-dia foi montado uma mesa onde guloseimas diversificadas, ricas e saborosas, oferecidas em um piquenique autêntico, certamente ficará na recordação de todos!

“Gracias a la vida que ‘nos’ ha dado tanto!”

E foi no cenário daquele fundo lindo da pedra Branca que fizemos a nossa última foto.

O retorno foi tranquilo mas já estávamos cansados, pudemos cochilar um pouco e chegar às 17 em Florianópolis.

Gratidão aos guias Cíntia, Augusto e Guilherme por nos proporcionarem uma grande experiência.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page