Caminho Português Central
- Selma Kovalski
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
1. Onde começa o caminho português central?
Começa em Portugal, geralmente no Porto e segue para o norte, cruzando a fronteira com a Espanha. Se iniciar no Porto tem 260 km ou 610 km se iniciar em Lisboa. Se começar no Porto é preciso estar atendo, pois a partir da Catedral da Sé, tem a opção de ir pelo caminho central ou então seguir o caminho da costa.
2. Quanto custa fazer o caminho português?
Depende de onde o peregrino quer se hospedar. Os albergues estão cobrando valores de 10 a 20 euros para pernoitar, porém ainda tem albergues municipais, com valores reduzidos ou ainda, por donativos, onde os peregrinos deixam o valor que consideram justo (média de valor em setembro/2025).
3. E qual é o valor do menu do peregrino?
Também varia em torno de 12 a 15 euros, composto de entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida (geralmente água, vinho ou refrigerante) (valores de setembro de 2025).
4. É preciso fazer reserva nos albergues?
Depende de onde você quer se hospedar. Os albergues municipais não aceitam reservas e funcionam por ordem de chegada. Porém, até mesmo para os albergues privados, caso você não esteja sozinho, é recomendável reservar sempre um dia ou dois antes, porque o caminho português tem menos albergues que o caminho francês.
5. Como é a sinalização do caminho?
O caminho possui sinalização clara com setas amarelas, e o app Camino Ninja é uma boa opção para orientação.
6. E com relação a dinheiro, posso usar o cartão de crédito?
Sim, vários locais aceitam o cartão de crédito, porém é preciso levar dinheiro em espécie, porque existem localidades pequenas onde o pagamento é feito exclusivamente em dinheiro. Mas a grande maioria aceita cartão.
7. Com relação a Variante Espiritual, qual é a recomendação?
Fazer a variante espiritual é uma opção, saindo de Pontevedra e acrescenta três dias de caminhada ao roteiro do caminho português central. É um trecho belíssimo, onde o último dia é feito de barco, contemplando a única via crucis marítima no mundo, chamada de “translatio”, onde o corpo do apóstolo Santiago teria sido transportado.






Comentários