A Oficina de Acolhida de Peregrinos de Santiago de Compostela, registra os dados dos peregrinos que por lá passam após concluírem sua peregrinação num dos Caminhos, para obterem o certificado denominado Compostelana. Estes dados são compilados e divulgados estatisticamente. De lá buscamos as informações abaixo.
Abaixo estão consolidados alguns desses dados divulgados, relativos aos últimos quatro anos.
Da análise dos mesmos podemos inferir várias situações, tais como a faixa etária com maior grupo, a baixa representatividade do Brasil na quantidade de peregrinos, os meses de maior movimentação no Caminho, etc..
O ano de 2010 foi um "Ano Santo" (também conhecido como Ano Jubilar), assim definido quando o dia 25 de julho, Dia de Santiago, cai num domingo. Nos Anos Santos a Porta Santa fica aberta durante todo o ano e se liga em linha com o sepulcro do apóstolo. A passagem por ela representa perdão e indulgências aos peregrinos. Por esse motivo nos Anos Santos o afluxo de peregrinos é bem maior e se destaca nas tabelas abaixo. O próximo Ano Santo será em 2021.
No ano de 2013, passaram pela Oficina da Acolhida, 215.880 peregrinos.
Peregrinos por sexo e total de peregrinos no ano:
Apesar de ainda representarem menos da metade dos peregrinos, as mulheres têm elevado seu percentual de participação e no ano de 2013 corresponderam a 45,39% dos peregrinos.
Peregrinos, por meio: As estatísticas mostram que a quantidade de peregrinos ciclistas vem apresentando redução na quantidade e uma redução mais acentuada no percentual sobre o total de peregrinos. Nos anos de 2011, 2012 e 2013, apresentou os seguintes percentuais em relação a quantidade total de peregrinos: 16,33%, 14,23% e 12,34%.
Peregrinos, por faixa etária:
Em relação a faixa etária pode-se considerar a manutenção de um padrão constante.
Peregrinos, por Caminho (somente cinco principais rotas):
Neste quesito também temos uma repetição de padrão e o Caminho Francês se mantém como a rota prioritária, sendo eleita por 70% dos peregrinos.
Quantidade de peregrinos, mês a mês, nos anos de 2010 a 2013.
Analisando seus dados podemos observar quais os meses em que há mais peregrinos no caminho. Ela precisa ser olhada com muita atenção porque reflete a data em que o peregrino chega na Oficina de Acolhida para obter sua Compostelana. Tendo em vista que há várias rotas e vários locais de início, é difícil precisar o tempo que cada um levou para realizar sua peregrinação até chegar na Oficina. Mas, podemos supor que o mês de início da peregrinação foi no mês anterior ao que está na tabela.
Também é necessário observar que os peregrinos escolhem a data da peregrinação em função de vários fatores. O principal é o clima. Assim, os primeiros e últimos meses do ano têm baixo fluxo porque é inverno no hemisfério norte e a neve prejudica a peregrinação. Já o mês de agosto tem um grande fluxo porque reflete peregrinações de julho (encerradas em agosto) e, apesar do calor do verão é mês de férias, o que possibilita uma maior quantidade de pessoas o trilharem
Participação dos brasileiros nas estatísticas:
Apesar de estar crescendo anualmente a quantidade de brasileiros que peregrinam nos Caminhos de Santiago, este crescimento se mostra menor que o incremento total de peregrinos e a representatividade dos brasileiros vem diminuindo.
Veja estatísticas completas no site da Oficina de Acolhida dos Peregrinos [clicando aqui.] Por Maurício Berka
Comments